Titulo
Autores
Resumen
O Programa de REMIS, da UFCSPA, investimento do Governo Federal Brasileiro, surge da necessidade de especializar profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma modalidade de educação profissional pós-graduada de caráter multiprofissional e interdisciplinar, desenvolvida em ambiente de serviço, mediante atuação como Equipe de Saúde. A proposta deste estudo é descrever a experiência vivida em 2012 por um grupo de profissionais da REMIS. Trata-se de um estudo descritivo no qual é feito um relato de experiência das atividades de formação em serviço desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Internação Hospitalar, envolvendo ações assistenciais, de prevenção de doenças e promoção à saúde. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de ampliar os saberes sobre o individuo e o SUS. O processo de formação inclui atividades teórico-reflexivas, integradas entre diferentes profissões. Esta proposta permite conhecer e atuar na rede de apoio institucional social, articulando e promovendo, propostas de ações intersetoriais integradas para a promoção da qualidade de vida e saúde da população. Ainda propicia o desenvolvimento de um processo educativo em saúde como prática social, considerando o perfil socioepidemiológico da população e a participação dos sujeitos. Concluímos que REMIS oportuniza o desenvolvimento de uma prática baseada na vigilância da saúde através da combinação das estratégias de promoção de saúde, da prevenção de agravos, além da atenção curativa, para indivíduos e grupos vulneráveis. Percebemos que as atividades de formação e o conhecimento das diferentes formas de intervenção, instrumentalizam a prática em cada especialidade profissional da equipe para superação dos desafios enfrentados na construção do SUS, na busca de garantir qualidade na atenção à saúde da população.